Hoje em dia todo mundo está preocupado com o cliente, ouve-se cada vez mais frases como: experiência do cliente, cliente no centro do negócio, etc. Entretanto será que isso faz mesmo sentido? Será que tudo deve ser ao redor do cliente? Ou melhor, será que todos os clientes devem estar no centro?

A fala foco no cliente deveria ser substituída por satisfação do cliente. Fazer com que a experiência do cliente seja a melhor possível é a premissa básica de toda empresa. Quando o cliente está satisfeito ele vira um ponto de divulgação e crescimento do negócio.

Entretanto ao colocar o cliente no foco de todo o processo perde-se a noção do que realmente importa para a empresa. A empresa não precisa apenas do cliente, mas do cliente certo. Entender quais são os clientes certos para o negócio será essencial tanto para a empresa maximizar o lucro como para o cliente ter a melhor experiência.

Como fazer com que a empresa possa satisfazer o cliente e ainda conseguir o cliente certo?

Para isso as ferramentas de Data Science se tornam essenciais, pois através da análise de dados será possível criar um modelo adequado para cada seguimento e consequentemente proporcionar a melhor experiência de compra. Entender o que cada cliente deseja permitirá um atendimento customizado com ofertas adequadas no momento certo.

Avançando na análise pode-se também estimar quando um cliente irá deixar de comprar ou quando irá recomendar um produto. Somente entendendo e avaliando o cliente será possível saber se este é um cliente que deve receber uma atenção especial.

Clientes que só geram confusão não são bons clientes, deixar com que eles parem de comprar muitas vezes pode ser a melhor alternativa. Conhecer o potencial de retorno por cliente, cliente life cycle entre outras medidas fará com que a empresa possa investir tempo e recurso nos clientes adequados e assim maximizar seu ganho.

Conhecer detalhadamente o cliente se torna indispensável tanto para lhe proporcionar uma boa experiência de compra como fará com a que a empresa possa selecionar os melhores clientes.